Estádios do Câncer de Mama

Após o câncer de mama ter sido diagnosticado, são realizados testes para verificar se células tumorais se disseminaram dentro da mama ou para outras partes do corpo.

O processo utilizado para verificar se o câncer se espalhou dentro da mama ou para outras partes do corpo é chamado estadiamento. A informação obtida a partir do processo de estadiamento determina o estádio da doença. É importante saber o estádio da doença a fim de planejar o tratamento.

Os seguintes estádios são utilizados para câncer de mama:


Estádio 0 (carcinoma in situ)

Há 2 tipos de carcinoma de mama in situ:

Carcinoma ductal in situ (CDIS) é uma condição pré-cancerosa, não-invasiva, na qual células anormais são encontradas no revestimento de um ducto mamário. As células anormais não se disseminam para fora do ducto para outros tecidos na mama. Em alguns casos, o CDIS pode se tornar um câncer invasivo e se disseminar para outros tecidos, embora não se saiba nesse momento como prever que lesões irão se tornar invasivas. 

Carcinoma lobular in situ (CLIS) é uma condição na qual células anormais são encontradas nos lóbulos da mama. Esta condição raramente se torna um câncer invasivo; entretanto, ter carcinoma lobular in situ em uma mama aumenta o risco de desenvolver câncer de mama na outra mama. 



Ervilha, amendoim, noz, limão mostram os tamanhos dos tumores.

Estádio I

No estádio I, o tumor tem 2 centímetros ou menos e não se dissemina para fora da mama.

Estádio IIA
No estádio IIA: nenhum tumor é encontrado na mama, mas o câncer é encontrado nos linfonodos axilares (os linfonodos sob o braço); ou
o tumor tem 2 centímetros ou menos e se disseminou para os linfonodos axilares; ou
o tumor de 2 a 5 centímetros que não se disseminou para os linfonodos axilares. 

Estádio IIB 

No estádio IIB, o tumor é: 

tumor de 2 a 5 centímetros que se disseminou para os linfonodos axilares; ou
tumor com mais de 5 centímetros não disseminado para os linfonodos axilares. 

Estádio IIIA
No estádio IIIA:
nenhum tumor é encontrado na mama, mas o câncer é encontrado nos linfonodos axilares que estão presos uns aos outros ou a outras estruturas; ou
o tumor tem 5 centímetros ou menos e se disseminou para os linfonodos axilares que estão presos uns aos outros ou a outras estruturas; ou
o tumor tem mais que 5 centímetros e se disseminou para os linfonodos axilares que podem estar presos uns aos outros ou a outras estruturas.
 


Estádio IIIBNo estádio IIIB, o câncer pode ter qualquer tamanho e disseminou-se para tecidos próximos à mama (a pele ou parede torácica, incluindo as costelas e músculos no tórax); e pode ter se disseminado para os linfonodos dentro da mama ou sob o braço. 
Estádio IIIC
No estádio IIIC, o câncer:
disseminou-se para os linfonodos abaixo da clavícula e próximo ao pescoço; e
pode ter se disseminado para os linfonodos dentro da mama ou sob o braço e para tecidos próximos da mama. 


O estádio IIIC de câncer de mama é dividido em estádio IIIC operável ou inoperável.
No estádio IIIC operável, o câncer: é encontrado em 10 ou mais dos linfonodos sob o braço; ou é encontrado nos linfonodos abaixo da clavícula e próximo ao pescoço no mesmo lado do corpo que a mama com câncer; ou
é encontrado nos linfonodos dentro da mama e nos linfonodos sob o braço. 

No estádio IIIC de câncer de mama inoperável, o câncer se disseminou para os linfonodos abaixo da clavícula e próximo do pescoço no mesmo lado do corpo que a mama com câncer.
Estádio IV


No estádio IV, o câncer disseminou-se para outros órgãos do corpo, geralmente os ossos, pulmões, fígado ou cérebro. Câncer de Mama Inflamatório
No câncer de mama inflamatório, a mama parece vermelha e inchada e sente-se quente. A vermelhidão e o calor ocorrem porque as células tumorais bloqueiam os vasos linfáticos na pele. A pele da mama também pode mostrar a aparência “encaroçada” chamada peau d’orange (como a casca de uma laranja). O câncer de mama inflamatório pode ser de estádio IIIB, estádio IIIC ou estádio IV.


Câncer de mama inflamatório da mama esquerda mostrando peau d’orange e mamilo invertido.

Câncer de Mama Recorrente

Câncer de mama recorrente é o câncer que recorreu (voltou) após ter sido tratado. O câncer pode voltar na mama, na parede torácica ou em outras partes do corpo.


Fonte: National Cancer Institute – Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NCI);http://www.cancer.gov/

Nenhum comentário: