30 de out de 2010

Câncer de Mama: oito dicas para prevenir a doença

O excesso de peso, o álcool e o cigarro são os maiores vilões para quem quer prevenir o problema.
 
O centro de estudos sobre câncer de mama americano Fred Hutchinson Cancer Research Center, elaborou dicas para auxiliar na prevenção do câncer de mama e alertar a população sobre os maus hábitos que podem acelerar o desenvolvimento da doença. O excesso de peso, o álcool e o cigarro são os maiores vilões, segundo a instituição.

Mais frequente após a menopausa, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de mama de caráter familiar (genético) corresponde a apenas 10% do total de casos da doença. A idade constitui um outro importante fator de risco. A menarca precoce, a menopausa tardia, a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama. 

Confira as dicas do Fred Hutchinson Cancer Research Center para evitar a doença:

   
01 — Evite o excesso de peso  
A obesidade aumenta o risco de câncer de mama após a menopausa, quando o câncer de mama ocorre com maior frequência. Evitar ganhar peso progressivamente. Tente manter um índice de massa corporal inferior a 25.


02 — Tenha uma alimentação saudável
Abrace uma dieta rica em vegetais e frutas e pobre em bebidas com açúcar, carboidratos refinados e alimentos gordurosos. Coma proteína magra, como peito de frango ou peixe e consuma carne vermelha com moderação. Coma mais grãos integrais. Prefira os óleos vegetais aos de gorduras animais.
03 — Mantenha-se fisicamente ativo
Pesquisas sugerem que o aumento da atividade física, mesmo quando iniciado mais tarde na vida, reduz o risco de câncer de mama de 10% a 30%. É preciso um exercício moderado, como caminhar 30 minutos, cinco dias por semana para conseguir esse efeito protetor.


04 — Beber pouco ou nenhum álcool
O uso de álcool está associado ao aumento do risco de câncer de mama. As mulheres devem limitar a ingestão.
05 — Evite a terapia de reposição hormonal


A terapia de reposição hormonal aumenta o risco de câncer de mama. Se você deve tomar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, evite aqueles que contêm progesterona e limite o uso a menos de três anos. Hormônios bioidênticos, cremes hormonais e géis não são mais seguros do que os hormônios da prescrição e também devem ser evitados.


06 — Considere tomar um medicamento bloqueador de hormônios
Mulheres com história familiar de câncer de mama ou que tenham mais de 60 anos devem conversar com seu médico sobre os prós e contras de drogas que bloqueiam hormônios como o tamoxifeno e o raloxifeno.


07 — Não fume
Estudos garantem que fumar a longo prazo aumenta o risco de câncer de mama em algumas mulheres. Busque ajuda para largar o vício se for necessário.


08 — Amamente durante o maior tempo possível
Mulheres que amamentam seus bebês por pelo menos um ano têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde.
Postar um comentário